A Regional Vargem das Flores realizou na manhã desta sexta-feira (29/10), um evento especial para encerrar o Outubro Rosa na região. Centenas de pessoas participaram das atividades, na praça do bairro Retiro, na av. dos Retirantes. A programação contou com apresentação musical, aulão do Programa Movimenta Contagem, aferição de pressão arterial, orientações sobre doenças transmissíveis, métodos anticoncepcionais, prevenção do câncer de colo de útero e sobre saúde e nutrição.
Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o horário ampliado de consultas e exames preventivos ao câncer de colo de útero e de mama. A ação está dentro da campanha “Para todas as pessoas existe um Outubro Rosa – Cuide da sua saúde e de quem você ama”. O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde – UBSs, foram estendidos até às 19h, para que as mulheres que trabalham também pudessem ser atendidas.
Para o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, o Outubro Rosa é uma ação importante para conscientizar as mulheres sobre a necessidade de cuidados preventivos. “Agradeço o empenho de todas as gestoras da regional, que trabalharam na execução das ações de saúde e na promoção deste evento hoje. Acredito que a autovalorização de todas as mulheres é fundamental para promoção da saúde e do autocuidado”, disse.
A manicure Silvany de Souza Porto participou do Outubro Rosa na região e disse que o atendimento foi ótimo. “Eu fiz a consulta e exame de prevenção ao câncer de útero no posto de saúde do Retiro e fui muito bem atendida pelo profissional que fez a coleta. Ele me orientou quanto a importância da prevenção ser feita em dia e tirou algumas dúvidas que eu tinha. A agente de saúde do posto também foi muito atenciosa. Foi tudo feito de forma tranquila e pontual”, contou.
Moradora da região, Jacklaine Batista Campos, também gostou do atendimento. “Eu fiz o preventivo na unidade de saúde do Retiro e tive um atendimento excelente, desde o momento da marcação da consulta até a realização do exame. As profissionais foram atenciosas e competentes. Foi uma experiência muito boa”, relatou.
Para a diretora do Distrito de Saúde de Vargem das Flores, Simone Rodrigues de Sá, a ampliação dos horários de consultas ajudou bastante na participação das mulheres no projeto. “O Outubro Rosa contemplou, principalmente, as mulheres trabalhadoras. Além das consultas e dos exames, nós também conversamos com elas e incentivamos, durante a “sala de espera”, o autocuidado com a saúde em geral, com a alimentação e os bons hábitos, e reforçamos a importância do cuidar o ano todo”, afirmou.